Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer
para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de
número.
O aprendizado é
construído progressivamente, e por isso, cabe ao professor criar situações que
possibilite a criança a agir na construção do seu conhecimento.
O professor deve
selecionar o material mais apropriado e apresentar as atividades de forma
seqüenciada com dificuldade gradativa.
Na aprendizagem da
matemática e na construção do número é fundamental que a criança se aproprie
dos conceitos que antecedam à escrita do número, por isso a necessidade da
construção dos conceitos de classificação, seriação, inclusão, conservação
entre outros.
O conceito de número
muitas vezes é confundido pelo reconhecimento dos algarismos, escrita e domínio
da contagem numérica, no entanto, é mais que isso, o processo é longo e
complexo.
Os avanços dos
conhecimentos numéricos dependem: da compreensão de número, do entendimento das
regularidades do sistema de numeração, de resolução com êxito de desafios de
uso social real.
Fases de
aprendizagens na matemática :
1ª FASE - Aproximação
global e recitação oral (números isolados, números ordenados, sucessão escrita,
escrita com algarismos)
2ª FASE - Aspecto
algorítmico da escrita
3ª FASE - Agrupamento
de dez em dez
As atividades devem
ser escolhidas considerando o interesse das crianças, suas necessidades e o
estágio de desenvolvimento em que se encontram, segundo as teorias de Piaget.
A matemática deve ser
trabalhada em etapas, sempre do mais simples para o mais complexo, e o
professor deve estar atento para possíveis intervenções, replanejar se
necessário, e garantir a aprendizagem real dos alunos.
A partir do
conhecimento prévio dos alunos o professor deve estimular e instigar novos conhecimentos
progressivamente, partindo da realidade dos alunos e deve trabalhar diferentes
conteúdos de maneira interdisciplinar.
O professor deve
sempre buscar métodos, experiências que ajudem a preparar suas atividades,
refletir sobre sua prática e buscar novos caminhos,
O trabalho com jogos
e brincadeiras, solução de problemas, jogos eletrônicos, virtuais, programas
educativos podem ser utilizados como recursos porque são incentivadores, lúdicos
e prazerosos e promovem o raciocínio, o pensamento a solução de problemas e o
entendimento do que é e como funcionam os números.
Os alunos se
interessam em aprender brincando, competindo, se desafiando e desafiando o
outro, mostrar aos alunos que a matemática esta presente na nossa rotina e que
sem percebemos a utilizamos diariamente, favorece o entendimento que matemática
não é difícil, impossível ou que deve ser temida, devemos mostrar em sala de
aula que matemática é importante, divertida e faz parte da nossa vida.
"Quando ensinamos número e aritmética como se nós,
adultos, fôssemos a única fonte válida de retroalimentação, sem querer
ensinamos também que a verdade só pode sair de nós. Então a criança aprende a
ler no rosto do professor sinais de aprovação ou desaprovação. Tal instrução
reforça a heteronomia da criança e resulta numa aprendizagem que se conforma
com a autoridade do adulto. Não é dessa forma que as crianças desenvolverão o
conhecimento do número, a autonomia, ou a confiança em sua habilidade
matemática. (...) Embora a fonte definitiva de retroalimentação esteja dentro
da criança, o desacordo com outras crianças pode estimulá-la a reexaminar suas
próprias idéias. Quando a criança discute que 2 + 4 = 5, por exemplo, ela tem a
oportunidade de pensar sobre a correção de seu próprio pensamento se quiser convencer
a alguém mais. É por isso que a confrontação social entre colegas é
indispensável(...) ( Constance
Kamii, "A Criança e o Número")
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS
Teoria Didática e o
Ensino da Matemática.
Disponível
em: <https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk/edit>.
Acesso em: 25 Ago 2013.
Como surgiu a noção de
número.
Disponível
em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/presentation/d/1Sx27CHdFqIY-IBEdboTNKzg3v99t_w_rkNz-8GwSYwM/edit#slide=id.g26ea186_1_58>.
Acesso em: 25 Ago 2013.
"A Criança e o
Número", de Constance Kamii
Disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pensar-matematico-428559.shtml
Acesso em: 07 set 2013
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