Conceito de Número

Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.


O aprendizado é construído progressivamente, e por isso, cabe ao professor criar situações que possibilite a criança a agir na construção do seu conhecimento.
O professor deve selecionar o material mais apropriado e apresentar as atividades de forma seqüenciada com dificuldade gradativa.
Na aprendizagem da matemática e na construção do número é fundamental que a criança se aproprie dos conceitos que antecedam à escrita do número, por isso a necessidade da construção dos conceitos de classificação, seriação, inclusão, conservação entre outros.
O conceito de número muitas vezes é confundido pelo reconhecimento dos algarismos, escrita e domínio da contagem numérica, no entanto, é mais que isso, o processo é longo e complexo.
Os avanços dos conhecimentos numéricos dependem: da compreensão de número, do entendimento das regularidades do sistema de numeração, de resolução com êxito de desafios de uso social real.
Fases de aprendizagens na matemática :
1ª FASE - Aproximação global e recitação oral (números isolados, números ordenados, sucessão escrita, escrita com algarismos)
2ª FASE - Aspecto algorítmico da escrita
3ª FASE - Agrupamento de dez em dez

As atividades devem ser escolhidas considerando o interesse das crianças, suas necessidades e o estágio de desenvolvimento em que se encontram, segundo as teorias de Piaget.
A matemática deve ser trabalhada em etapas, sempre do mais simples para o mais complexo, e o professor deve estar atento para possíveis intervenções, replanejar se necessário, e garantir a aprendizagem real dos alunos.
A partir do conhecimento prévio dos alunos o professor deve estimular e instigar novos conhecimentos progressivamente, partindo da realidade dos alunos e deve trabalhar diferentes conteúdos de maneira interdisciplinar.
O professor deve sempre buscar métodos, experiências que ajudem a preparar suas atividades, refletir sobre sua prática e buscar novos caminhos,
O trabalho com jogos e brincadeiras, solução de problemas, jogos eletrônicos, virtuais, programas educativos podem ser utilizados como recursos porque são incentivadores, lúdicos e prazerosos e promovem o raciocínio, o pensamento a solução de problemas e o entendimento do que é e como funcionam os números.
Os alunos se interessam em aprender brincando, competindo, se desafiando e desafiando o outro, mostrar aos alunos que a matemática esta presente na nossa rotina e que sem percebemos a utilizamos diariamente, favorece o entendimento que matemática não é difícil, impossível ou que deve ser temida, devemos mostrar em sala de aula que matemática é importante, divertida e faz parte da nossa vida.

"Quando ensinamos número e aritmética como se nós, adultos, fôssemos a única fonte válida de retroalimentação, sem querer ensinamos também que a verdade só pode sair de nós. Então a criança aprende a ler no rosto do professor sinais de aprovação ou desaprovação. Tal instrução reforça a heteronomia da criança e resulta numa aprendizagem que se conforma com a autoridade do adulto. Não é dessa forma que as crianças desenvolverão o conhecimento do número, a autonomia, ou a confiança em sua habilidade matemática. (...) Embora a fonte definitiva de retroalimentação esteja dentro da criança, o desacordo com outras crianças pode estimulá-la a reexaminar suas próprias idéias. Quando a criança discute que 2 + 4 = 5, por exemplo, ela tem a oportunidade de pensar sobre a correção de seu próprio pensamento se quiser convencer a alguém mais. É por isso que a confrontação social entre colegas é indispensável(...)   ( Constance Kamii, "A Criança e o Número")








                                REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


Teoria Didática e o Ensino da Matemática.

 Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk/edit>. Acesso em: 25 Ago 2013.    
Como surgiu a noção de número.


"A Criança e o Número", de Constance Kamii

Disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pensar-matematico-428559.shtml

Acesso em: 07 set 2013

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