No
nosso dia a dia, utilizamos a Matemática várias vezes. No comércio, ela é
sempre utilizada através de operações da adição, subtração, multiplicação e
divisão. Por isso, é muito importante sabermos realizar todos esses cálculos.
Vamos apresentar algumas situações cotidianas em que você precisa utilizar a
Matemática
1 Quando vamos a uma loja e temos de calcular o valor das prestações de algo que não




3.
Ao pagarmos algo com uma nota maior do que o preço estabelecido e precisamos
calcular o troco;
4. Para auxiliar na dieta, ao calcular as calorias diárias que ingerimos;
5. Se temos de dividir algo com nossos irmãos ou amigos em partes iguais;
6.Para saber a que altura conseguimos pular;
7.
Ao dividir um doce com alguém;
8. Para saber o quanto já percorremos de um determinado caminho;
9.
Para medir uma parede ou um móvel;
10. Ao calcular quantos litros de gasolina o carro necessita para percorrer determinada distância.
11. Para calcular a distância de casa até a escola
12. Para saber em que lugar o seu time se encontra no campeonato (deve-se somar os pontos obtidos e comparar com os outros times);
13. Quando temos de fazer uma receita
14.
Ao pedir um desconto em uma loja;
15.
Para calcular os gastos mensais com água, luz, telefone, aluguel, gás;
16. Para saber os juros que teremos de pagar se atrasarmos o pagamento de uma conta;
17. No açougue quando queremos saber o preço, por exemplo, de apenas meio quilo de carne;
18. Ao vender algo;
19. Ao calcular nossa nota final na escola;
20. Para comparar preços e saber a diferença e onde é mais vantajoso realizar a compra;
Atividade: a
criança e as horas
Destina-se a crianças de 09 anos de idade e 4º ano
do Ensino Fundamental
Procedimentos
1ª Etapa Análise do conhecimento prévio, exposição
do conteúdo e esclarecimento de dúvidas;
Objetivo: Aprender hora, minuto, segundo, ou seja,
ampliar o conceito de sequência, ordem, quantidade;
2ª Etapa: Dividir a classe em grupos e solicitar
materiais.
Caixa de fósforos, cartolina, palitos de sorvete,
tampinhas de refrigerante, guache, lápis colorido, tampas de potes plásticos
redondos, caderno agenda para servir como medida.
Essa etapa leva algumas aulas para ser concluída,
pois, a manipulação dos objetos e comunicação entre os grupos se faz
necessária.
3ª Etapa: Ao término da construção do relógio e a
socialização dos conhecimentos, se faz necessário Exercícios de fixação.

Os
números na receita de bolo
Atividade
para alunos de 3º ano
Marina
resolveu fazer um bolo. Porém, quando foi olhar a receita, percebeu que
faltavam alguns ingredientes. Veja a receita e os ingredientes que Marina
possui:
BOLO DE FORMIGUEIRO
INGREDIENTES
COBERTURA
- 4
ovos
1 xícara de leite
- 2
xícaras de
açúcar
9 colheres de chocolate em pó
- 3
xícaras de farinha de trigo
5 colheres de açúcar
- 5
colheres de margarina
1 colher de margarina
- 2
copos de leite
- 1
vidro de leite de coco
- 1
pacote de chocolate granulado
- 1
colher de fermento
INGREDIENTES
QUE MARINA POSSUI:
Agora,
responda:
a) Você
viu que Marina não tem todos os ingredientes necessários. Quais estão faltando?
Escreva e desenhe-os no espaço abaixo:
|
b)
Marina foi ao supermercado e comprou os seguintes produtos:
- Quantos
ovos Marina comprou?
__________________________________________________________
- Quantos
ovos sobrarão depois que Marina fizer o bolo?
__________________________________________________________
c) Na
compra que Marina fez, ela gastou mais de R$ 10,00 reais ou menos? Faça um
X no valor que representa a resposta correta.
d)
No supermercado, Marina pagou sua compra e não recebeu troco. Marque as cédulas
que ela pode ter usado:
Ligue os
quadros tem a mesma quantia.
Bibliografia
saibafazertudo.com.br
folhadolitoralnorte.net
elianebattistella.blogspot.com
br.innatia.com
pt.dreamstime.com
Amei e me ajudou muito...
ResponderExcluir